Participe também Saiba como
Visão

Obter o reconhecimento da sociedade amazônica como organização, disseminando e implementando diversos tipos de projetos sociais.

Saiba Mais
Missão

Promover a inclusão social de crianças e jovens, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento regional.

Saiba Mais
Valores

Direcionar suas atividades a valores como  o respeito, a responsabilidade, a solidariedade, o comprometimento, a transparência.

Saiba Mais

Nossos Programas

Programa Educação e Cidadania

Engloba projetos que priorizam o acesso ao conhecimento e protagonizam o indivíduo para o exercício da cidadania, enfocando atividades tais como a leitura e produção textual, o estudo da matemática e situações-problema, além de línguas estrangeiras, como forma de propocionar ao indíviduo, a possibilidade de ser protagonista no processo de modificação do seu meio social; sendo que outros projetos como o de formação continuada de docentes e de assessoria pedagógica são introduzidos pela demanda que, sem dúvida, surge com o trabalho desenvolvido. Este Programa se organiza em 3 núcleos: Núcleo de Educação, Núcleo de Formação Continuada e Núcleo de Assessoria Educacional.

Programa Desporto Educativo e Competitivo

Desenvolve, por meio do desporto, a socialização de jovens e crianças, colocando-os em contato com o senso de responsabilidade que advém da dedicação, do esforço e pela superação de dificuldades que apareçam, qualidades estas que, ao serem despertadas, passam a serautomaticamente vivenciadas e empregadas no processo de transformação do meio onde vivem, havendo, portanto, um desdobramento do exercício da cidadania, que passa a ser algo já internalizado e exercitado.

Programa Arte, Cultura e Cidadania

Incentiva o acesso à cultura e a toda forma de arte, como forma de desenvolver competências e habilidades, por meio das mais variadas formas de expressão artística, sejam elas teatro, dança, música, artes visuais ou outras das mais diferentes ordens, cabendo também aqui, o olhar crítico ao redor e o surgimento de uma preocupação com a melhoria do meio em que se está inserido, oportunizando uma vez mais, o exercício pleno da cidadania.

Programa de Geração de Renda

Propõe ações que fomentam o desenvolvimento sustentável de comunidades, por meio de projetos que visem a obtenção de renda financeira, utilizando-se do cooperativismo e associações de esforços mútuos.

 

Projetos em Andamento

Projeto Futebol para Todos

Através do Projeto Futebol para Todos desenvolvido pelo Idesca, geramos importante impacto social na vida de 300 crianças e adolescentes moradores de áreas vulneráveis socialmente na cidade de Manaus, utilizando ferramentas e metodologias inovadoras que oportunizam o protagonismo juvenil dos nossos beneficiários.

FUTEBOL

Projeto Judô Baré

O objetivo do projeto é desenvolver o judô como ferramenta pedagógica para a inclusão social, utilizando seus princípios como meio de proporcionar aos alunos um melhor desempenho nas atividades motoras, físicas e rendimento escolar e, com isso, estimular e os aspectos cognitivos e afetivos.

As aulas ocorrem as segundas e quartas-feiras, em três diferentes níveis de faixa etária para meninos e meninas: 5 a 8 anos (14h10 às 15h), 9 a 12 anos (15h às 15h50) e 15h50 a 16h40 (13 a 17 anos).

11193228_635301526603996_2637543799295341742_n

Projeto Educação para a Cidadania

O IDESCA, em parceria com a Editora RM, que cria, produz e distribui material didático, tem por objetivo promover a melhoria da aprendizagem de crianças por meio do reforço escolar, para tanto tem apoiado, no bairro Zumbi dos Palmares, o Projeto de Reforço Escolar da Associação Fazendo Amigos. O projeto, que visa a doação de material didático e a capacitação de professores, encontra-se em fase final de elaboração, e quando em fase de execução, pretende atender 180 crianças. Além de oferecer suporte nas diferentes fases de aprendizagem das crianças em idade escolar, o projeto irá promover atividades que permitam o desenvolvimento de competências diversas nos alunos, oportunizando a superação dos desafios surgidos no processo da aprendizagem. Dessa forma, a instituição vem desenvolvendo ações preocupadas com o bem social de crianças e adolescentes com menos oportunidades e dificuldades de acesso à educação de qualidade. O projeto desenvolve habilidades pessoais e prepara crianças e adolescentes para enfrentar o mundo acadêmico com um melhor nível de aproveitamento.

11102612_624982817635867_563582576599393667_n

Projeto MaisEducom

O “Mais Educomunicação” é um projeto da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores – Renajoc que conta com o apoio do Instituto C&A e a execução do IDESCA na cidade de Manaus. O projeto,desde sua fase de implantação, pretende fortalecer as ações da Renajoc, por meio de intervenções em 20 escolas públicas, de diferentes cidades e estados, preferencialmente as que aderem ao Programa Mais Educação, do Governo Federal, para que os estudantes participem do processo de democratização da comunicação no Brasil, contribuindo com o monitoramento e incidência nas políticas públicas de educomunicação na perspectiva dos adolescentes e jovens.

RENAJOC REGRISTRO

Programa de Intercâmbio

O IDESCA, por meio de parceria firmada com a AIESEC, recebe intercambistas de diversos países pelo programa de voluntariado da instituição, para contribuir com o programa de Educação. A AIESEC, maior organização mundial promotora de intercâmbio profissional e estudantil, é focada em fornecer uma plataforma para desenvolvimento de jovens lideranças. Oferece aos jovens a oportunidade de serem cidadãos globais, para mudar o mundo, e para adquirir experiência e habilidades que importam hoje.

intercambio

 

Blog

Projeto Cordas Capa

PROJETO CRESCER – MATRÍCULAS ABERTAS!

FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO O Projeto Crescer possui como objetivo principal favorecer a qualificação para jovens e adolescentes atuarem como Assistente Administrativo, visando a entrada ou permanência no mercado de trabalho. As...

site capa

Projeto de Violino – Cordas

O Projeto Cordas têm por finalidade, além de oferecer aos participantes o aprendizado de um instrumento e/ou profissão, contribuir para o desenvolvimento motor, social emocional, cognitivo, linguístico das crianças, influenciando diretamente na qualidade de...